A National Gallery (Galeria Nacional) é o museu de arte mais importante da Grã-Bretanha e um dos maiores do mundo. História, arte, arquitetura e cultura de graça, bem no coração de Londres
- Gratuito
- Acesso para deficientes
- Ar condicionado
- Café
- Proibido fumar
Descrição
Só a arquitetura do prédio já é por si só uma obra de arte. Como se não bastasse, a Galeria Nacional ainda possui um acervo de inveja para qualquer museu.
A coleção atual inclui centenas de desenhos, gravuras e pinturas, como O Casal Arnolfini, de Jan van Eyck e a A Virgem das Rochas, de Leonardo da Vinci.
É possível ver as pinturas europeias do século XIII ao XX em diferentes salas do museu.
Obras de artistas como Velázquez, Van Gogh, Michelangelo, Raphael, Caravaggio, Claude, Rembrandt, Goya, Cézanne e Monet estão expostos na galeria.
O edifício presente na famosa Trafalgar Square, foi construído sobre os escombros de uma mansão chamada Carlton House.
Os arquitetos da Galeria Nacional, com pena de derrubar as gigantescas colunas italianas da mansão Londrina, decidiram conservá-los. Elas formam a entrada principal do museu.
A Galeria Nacional começou a ser construída em 1868 e ainda conserva típico estilo inglês do final século XIX. Algumas salas permanecem com as paredes cobertas de damasco e os tetos com lustres de cristal.
Inicialmente, o museu era visitado apenas pela elite inglesa, mas assim que a notícia de sua construção se espalhou pela Europa e América, a sociedade internacional passou a frequentar o local.
Foi então que o Estado permitiu a entrada de visitantes de todas as classes sociais. Até hoje, as portas da galeria estão abertas gratuitamente para o público.
Se estiver passando por Londres, confira à programação que a Galeria Nacional oferece aos visitantes. Acesse o site oficial e confira as novidades.