Uma breve introdução ao fantástico mundo dos pubs
Evidentemente está tudo conectado e uma coisa não existe sem a outra. Porém, no Reino Unido, antes da cerveja existe a escolha do pub – abreviatura para Public House –, e para isso, muitos fatores influenciam na escolha como o local, os frequentadores, a tradição e as cervejas e comidas servidas.

O Álcool tem sido bebido e servido ao longo das Ilhas Britânicas desde a Idade do Bronze, ou seja, desde sempre.
No entanto, as origens do que se conhece como pubs começaram a aparecer durante a colonização romana da Grã-Bretanha, como lugares localizados na beira das estradas e onde viajantes obtinham descanso e refresco.
A partir de então, os locais foram sendo instalados nos grandes centros urbanos e passou a virar habito entre a população.
Prova disso é que tem pessoas que frequentam o mesmo pub há anos ou durante uma vida toda e a escolha do pub local, como são chamados, pode depender de vários fatores.
Eventualmente, a pessoa pode até ir a um pub diferente, mas passar a frequentar outro pub é algo completamente diferente.
A não ser que a pessoa se mude de casa, a mudança de pub é algo praticamente impossível de acontecer, ainda mais em se tratando de um povo tão tradicional como o Inglês.
A relação pub/cliente pode parecer meio maluca, mas é só pensar em algo como uma segunda casa, onde os atendentes/donos lhe conhecem desde sempre, sabem seus hábitos, como você gosta do seu chope e qual é o seu prato preferido.
Pois então, é mais ou menos assim que a coisa funciona nessa química perfeita entre o pub local e o cliente regular.
No Reino Unido, a medida da cerveja é em pint – o equivalente a 568 ml – e os tipos mais comuns servidos podem ser Ale – que é uma cerveja produzida a partir de cevada maltada usando uma levedura de fermentação alta, o que proporciona um sabor adocicado, encorpado e frutado – ou Larger – também produzida a partir da cevada, mas usando uma fermentação baixa, o que lhe confere um sabor levemente amargo.
Exceções à parte, os pubs no Reino Unido abrem diariamente e fecham entre 22h e 24h. O horário de fechar é reconhecido pelos toques de um sino. O primeiro toque significa que, se você pretende beber outra pint de cerveja, este deve ser pedido neste momento.
Quanto o sino tocar pela segunda veze, significa que você deve terminar o quanto antes, pois o local está prestes a fechar as portas.
Com tanto pub espalhado por Londres, fica difícil listar todos ou sugerir apenas alguns, até porque, como já foi dito, a escolha do pub vai de acordo com o critério de cada um. Então, se você está chegando à cidade ou de passagem por aqui, escolha o seu pub local e cheers!
Pub em números e fatos
- Há cerca de 54.000 pubs no Reino Unido.
- Oito em cada dez adultos consideram-se frequentadores de algum pub e mais de 15 milhões de pessoas bebem em um pub pelo menos uma vez por semana.
- Mais de 600 mil pessoas trabalham em pubs.
- Mais de 80% dos pubs são pequenas empresas, administradas pelos próprios proprietários ou por pessoas que alugam o local.
- Em média, um pub gasta mais 70 mil libras por ano em bens e serviços.
- Os gastropubs continuam a prosperar no mercado britânico, servindo mais de 1 bilhão de refeições por ano.
Fonte: Beer & Pub