Criado em 07 de Maio de 2014

A história de Vinícius de Moraes é uma das atrações do Brazilian Film Festival em Londres

Embalando amores, trilhas sonoras, um país inteiro... O mundo conheceu o artista, compositor, poeta e diplomata que cantava e encantava com suas poesias e melodias

'É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe'…

Ler, conhecer e estudar a história de Vinícius de Moraes deveria ser requisito básico nas escolas brasileiras. Afinal, foi ele quem trouxe a revolução musical ao apresentar um novo estilo de música, a Bossa Nova.

A história de Vinícius de Moraes é uma das atrações do Brazilian Film Festival em Londres | Foto: Divulgação

Com ela, o mundo conheceu as belezas do Brasil através da garota de Ipanema. Além disso, foi o poeta brasileiro mais traduzido no exterior, somando 400 poesias e muitos sonetos, peças teatrais e críticas de cinema.

Um verdadeiro mestre ao relatar a vida cotidiana nas formas poéticas que respeitavam simetria e recursos técnicos aprendidos quando estudava no colégio jesuíta.

A paixão era o combustível de Vinícius de Moraes, que casou com nove mulheres diferentes ao longo de sua vida.

Beatriz Azevedo de Melo foi a primeira esposa e grande amor do poeta. Casaram-se à distância, por meio de uma procuração.

Ela em São Paulo e ele em Oxford, na Inglaterra. Uma paixão fulminante que durou anos.

'Que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure'…

Era disso que Vinícius vivia, de paixão e amor. Ele precisava do precipício do amor para alimentar sua alma poética.

A cada novo amor, a cada nova separação uma composição embalada por dor, felicidade, novidade e melancolia.

De volta ao Brasil após a explosão da Segunda Guerra Mundial, o casamento de Vinícius chegava ao fim, assim como o novo amor que o levou para morar em Paris. Permaneceu por alguns anos e teve duas filhas deste casamento.

Retornando novamente ao Brasil, Vinícius entra em uma das principais fases de sua vida e da cultura brasileira. Ao conhecer Tom Jobim surge a Bossa Nova.

Os mais velhos não gostaram nada do novo som que surgia e demorou um tempo até que caísse na graça de todos.

Mas foi com a música Chega de Saudade que os olhares despertaram para a revolução musical que começava a nascer. 'Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz, não há beleza. É só tristeza e melancolia que não sai de mim'...

Vinicius de Moraes - O Filme reúne um incomparável elenco de parceiros, intérpretes, amigos e raras imagens de arquivo que relembram a genial simplicidade de Vinicius com a espontaneidade, humor e liberdade de quem conversa em uma mesa de bar.

Afinal, já dizia Vinícius: 'Nunca vi uma amizade nascer na leiteira. O whisky é o melhor amigo do homem. O whisky é o cachorro engarrafado".

O diretor Miguel Faria Jr. faz uma homenagem a Vinicius de Moraes ao reconstruir os passos da carreira do cantor e compositor nascido em 1913, no Rio de Janeiro,

Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Betânia, Toquinho, Ferreira Gullar são algumas das personalidades que relatam fatos históricos e inéditos da vida do poeta e compositor Vinícius de Moraes.

Seja para se apaixonar pela obra do poeta ou conhecer mais a fundo sua vida, o filme Vinícius de Moraes é uma das atrações do Festival de Cinema Brasileiro em Londres.

A exibição será realizada no dia 11 de Maio no Odeon Covent Garden às 16h. Os ingressos podem ser comprados no local.

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações