Criado em 10 de Agosto de 2012

William Wallace, o Coração Valente

Wallace, guerreiro, patriota escocês e herói medieval, liderou a rebelião escocesa contra Edward I e infligiu uma derrota famosa sobre o exército Inglês na Batalha de Stirling Bridge

William Wallace nasceu em 1270 no vilarejo de Elderslie, em Renfrewshire, na Escócia em uma família aristocrata. Muito pouco se sabe sobre seus primeiros anos, e há períodos significativos de sua vida para a qual não existem fontes confiáveis.

Foto do ator Mel Gibson quando enterpretou William Wallace no filme Brave Heart

Porém, sabe-se que ele foi um cavaleiro escocês e fazendeiro que se tornou um dos principais líderes durante as guerras da independência escocesa.

Em 1296, Edward I de Inglaterra aproveitou uma crise de sucessão na Escócia e impôs-se como governante do país com uma administração inglesa.

Dentro de meses, a agitação escocesa foi generalizada. Em maio de 1297, Wallace atacou a cidade de Lanark, matando o xerife Inglês e agitação rapidamente se tornou uma rebelião.

Homens reuniram-se e juntaram-se a Wallace e ele começou a dirigir os ingleses para fora de Fife e Perthshire.

Em setembro de 1297, Wallace derrotou um exército inglês muito maior na Batalha de Stirling Bridge.

Isso e subsequentes sucessos militares enfraqueceram severamente o poder Inglês na Escócia. Wallace então lançou ataques à Inglaterra.

No fim de 1297 e início de 1298, ele foi nomeado “Guardião do Reino” em nome de John Balliol, o rei deposto da Escócia.

O choque da derrota em Stirling reuniu os ingleses em torno de Edward I, que marcharam ao norte com um exército.

A estratégia de Wallace foi evitar o confronto e retirar-se gradualmente, forçando Edward I a marchar mais e mais profundamente para o interior da Escócia.

Em julho de 1298, os exércitos de escoceses e ingleses se encontraram perto de Falkirk, e os escoceses foram derrotados. Wallace escapou, mas um tempo depois acabou demitiu-se de seu cargo e foi sucedido por Robert Bruce e John Comyn.

Foto da estátua de William Wallace na cidade de Aberdeen na Escócia
Foto da estátua de William Wallace na cidade de Aberdeen na Escócia

Em 1305, Wallace foi capturado em Robroyston, perto de Glasgow, e entregue ao rei Eduardo I da Inglaterra. Sua execução foi realizada em 23 de agosto, onde ele foi enforcado, afogado e esquartejado por alta traição e crimes contra civis ingleses.

Sua cabeça foi colocada na ponte de Londres e seus membros exibidos em Newcastle, Berwick, Stirling e Perth.

Desde sua morte, Wallace obteve um status icônico muito além de sua terra natal. Ele é o protagonista do poema épico do século XV The Acts and Deeds of Sir William Wallace, Knight of Elderslie, por Blind Harry.

Wallace é também o protagonista das obras literárias de Sir Walter Scott e Jane Porter e do épico filme Coração Valente, vencedor de cinco Oscar, entre eles de Melhor Filme e de Melhor Diretor para Mel Gibson.

 

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações