William Wallace, o Coração Valente
William Wallace nasceu em 1270 no vilarejo de Elderslie, em Renfrewshire, na Escócia em uma família aristocrata. Muito pouco se sabe sobre seus primeiros anos, e há períodos significativos de sua vida para a qual não existem fontes confiáveis.

Porém, sabe-se que ele foi um cavaleiro escocês e fazendeiro que se tornou um dos principais líderes durante as guerras da independência escocesa.
Em 1296, Edward I de Inglaterra aproveitou uma crise de sucessão na Escócia e impôs-se como governante do país com uma administração inglesa.
Dentro de meses, a agitação escocesa foi generalizada. Em maio de 1297, Wallace atacou a cidade de Lanark, matando o xerife Inglês e agitação rapidamente se tornou uma rebelião.
Homens reuniram-se e juntaram-se a Wallace e ele começou a dirigir os ingleses para fora de Fife e Perthshire.
Em setembro de 1297, Wallace derrotou um exército inglês muito maior na Batalha de Stirling Bridge.
Isso e subsequentes sucessos militares enfraqueceram severamente o poder Inglês na Escócia. Wallace então lançou ataques à Inglaterra.
No fim de 1297 e início de 1298, ele foi nomeado “Guardião do Reino” em nome de John Balliol, o rei deposto da Escócia.
O choque da derrota em Stirling reuniu os ingleses em torno de Edward I, que marcharam ao norte com um exército.
A estratégia de Wallace foi evitar o confronto e retirar-se gradualmente, forçando Edward I a marchar mais e mais profundamente para o interior da Escócia.
Em julho de 1298, os exércitos de escoceses e ingleses se encontraram perto de Falkirk, e os escoceses foram derrotados. Wallace escapou, mas um tempo depois acabou demitiu-se de seu cargo e foi sucedido por Robert Bruce e John Comyn.

Em 1305, Wallace foi capturado em Robroyston, perto de Glasgow, e entregue ao rei Eduardo I da Inglaterra. Sua execução foi realizada em 23 de agosto, onde ele foi enforcado, afogado e esquartejado por alta traição e crimes contra civis ingleses.
Sua cabeça foi colocada na ponte de Londres e seus membros exibidos em Newcastle, Berwick, Stirling e Perth.
Desde sua morte, Wallace obteve um status icônico muito além de sua terra natal. Ele é o protagonista do poema épico do século XV The Acts and Deeds of Sir William Wallace, Knight of Elderslie, por Blind Harry.
Wallace é também o protagonista das obras literárias de Sir Walter Scott e Jane Porter e do épico filme Coração Valente, vencedor de cinco Oscar, entre eles de Melhor Filme e de Melhor Diretor para Mel Gibson.