Passaportes serão checados na saída do Reino Unido de acordo com a nova lei
Lei que prevê controle de passaporte na saída do Reino Unido já está em vigor.

Esse controle de saída será feito em todos os aeroportos e portos do Reino Unido com os dados de passaportes e documentos de viagem checados daqueles que saem do país em rotas aéreas, marítimas e ferroviárias, tanto internacionais quanto domésticas.
O Home Office diz que isto lhes permitirá obter um controle mais rigoroso para saber se aqueles que entram no Reino Unido realmente saem quando deveriam.
A estratégia foi concebida para "identificar e apertar" as rotas de imigração que são mais vulneráveis a abusos.
O governo afirmou que a checagem será usada predominantemente como uma ferramenta para combater a imigração ilegal, mas também será usada para "melhorar a segurança nacional, ajudando a polícia e os serviços de segurança a acompanhar os movimentos de criminosos e terroristas."
A advogada Livia Suassuna, do escritório Duncan Lewis Solicitors localizado em Londres comenta que o controle de passaportes na saída do Reino Unido foi proposta pelo governo em 2010 porem, somente agora com a entrada em vigor do Immigration Act 2014 a medida está sendo implementada.
Cerca de £2.500.000 foram gastos em medidas para atender aos novos requisitos, incluindo contratação de novos oficiais de imigração.
É correto que o país tenha um sistema de imigração que é justo, que enfrenta a imigração ilegal e que puna aqueles que tentam enganar o sistema ficando aqui quando não têm direito de fazê-lo.
James Brokenshire, ministro da Segurança e da Imigração
Um porta-voz do governo afirmou que a nova medida “permitirá que o governo, pela primeira vez em muito tempo, tenha uma idéia se quem está deixando o Reino Unido se encontra irregular ou não aqui. Além disso será possível ter um maior controle de quem entra e quem sai daqui”.