Criado em 25 de Julho de 2012

Muito mais do que um chá com bolachinhas, e sim uma tradição

O chá da tarde, uma tradição bem Britânica normalmente servida pelas quatro horas da tarde, é um “evento” que não deve ser perdido por aqueles que vêm visitar Londres

Na verdade, nas ilhas Britânicas, na Irlanda e em vários países europeus, essa pausa agradável é muitas vezes o ponto alto do dia. Uma boa pedida para quem curte conhecer bem a cultura local e saborear delícias originalmente servidas para a realeza britânica.

Mesa preparada para uma "English Tea Party", tradição no Reino Unido (The Dorchester)

A prática de tomar o chá da tarde foi estabelecida no país por volta de 1840, período em que as pessoas almoçavam muito cedo e o jantar era servido entre 8h e9h da noite. Diz-se que a origem dessa tradição começou numa tarde qualquer da época quando Anna Maria, a sétima duquesa de Bedford, sentiu um pouco de fome e ordenou que a trouxessem uma bandeja de chá e algum sanduiche ao seu quarto.

Anna Maria gostou tanto da idéia de fazer uma boquinha antes do jantar, que passou a convidar suas amigas para juntarem-se a ela nesse novo evento social, que aos poucos foi sendo aprimorado e, ao invés de somente sanduíches, complementado com bolos, doces e variados tipos de croissants.

Assim, o chá da tarde nascia, tornando-se popular entre qualquer boa anfitriã da época.

Porém, mais do que uma refeição, o hábito transformou-se num evento da moda e, muito mais do que beber chá e comer, virou uma ótima oportunidade para se colocar o papo – e as fofocas – em dia, encontrar com as amigas, comentar sobre os últimos acontecimentos e ser vista no lugar certo entre as pessoas certas.

Rapidamente, os hotéis mais sofisticados de Londres adotaram o costume e passaram a servir os chás entre as 2h e 5h da tarde, atraindo não somente a alta sociedade como os curiosos e gulosos de plantão. Hoje em dia, existem casas de chá espalhadas por toda a cidade.

Mas ainda assim, a reserva num dos grandes e tradicionais hotéis vale a pena ser incluída na lista de qualquer turista.

Para aqueles que não gostam de chá, muitos locais oferecem outras bebidas como chocolate quente ou até champanhe. Tudo depende mesmo é do gosto do cliente.

Se você ficou com vontade de experimentar, ai vai quatro dos mais famosos locais para se tomar o AAfternoon Tea em Londres:

The Dorchester Hotel
Park Lane, +44 2076 298 888 — www.thedorchester.com
The Four Seasons Hotel
Hamilton Place, +44 2074 990 888 — www.fourseasons.com/london
The Ritz Hotel
150 Piccadilly, +44 2074 938 181 — www.theritzlondon.com
The Savoy Strand
The Strand, +44 0278 364 343 — www.fairmont.com/savoy

Scones
Não se esqueça do nome desse delicioso pão/bolo, pois além de ser servido quentinho durante o chá, você poderá encontra-lo sendo vendido separadamente nos supermercados ou nos mercados de comida das famosas lojas de departamento londrinas.

Tradicional "Scone" inglês servido com geleia e nata (Wholesome Cook)

As receitas variam, mas os tradicionais Scones são os de queijo ou os de uva-passas e podem ser saboreados puros ou com geleia e creme.

Não tão antiga quanto a tradição de tomar chá, mais ainda assim centenária o Scones é original da Escócia e especialmente popular no Reino Unido, mas também apreciado em muitos outros países.

Se faltar tempo de tomar o chá da tarde, pelo menos de uma passada no Food Hall da Harrods (Brompton Road, Knightsbridge, Londres) e não deixe de experimentar o Scones de lá, é simplesmente um dos melhores de Londres.

Imperdível!

 

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações