Muito mais do que um chá com bolachinhas, e sim uma tradição
Na verdade, nas ilhas Britânicas, na Irlanda e em vários países europeus, essa pausa agradável é muitas vezes o ponto alto do dia. Uma boa pedida para quem curte conhecer bem a cultura local e saborear delícias originalmente servidas para a realeza britânica.

A prática de tomar o chá da tarde foi estabelecida no país por volta de 1840, período em que as pessoas almoçavam muito cedo e o jantar era servido entre 8h e9h da noite. Diz-se que a origem dessa tradição começou numa tarde qualquer da época quando Anna Maria, a sétima duquesa de Bedford, sentiu um pouco de fome e ordenou que a trouxessem uma bandeja de chá e algum sanduiche ao seu quarto.
Anna Maria gostou tanto da idéia de fazer uma boquinha antes do jantar, que passou a convidar suas amigas para juntarem-se a ela nesse novo evento social, que aos poucos foi sendo aprimorado e, ao invés de somente sanduíches, complementado com bolos, doces e variados tipos de croissants.
Assim, o chá da tarde nascia, tornando-se popular entre qualquer boa anfitriã da época.
Porém, mais do que uma refeição, o hábito transformou-se num evento da moda e, muito mais do que beber chá e comer, virou uma ótima oportunidade para se colocar o papo – e as fofocas – em dia, encontrar com as amigas, comentar sobre os últimos acontecimentos e ser vista no lugar certo entre as pessoas certas.
Rapidamente, os hotéis mais sofisticados de Londres adotaram o costume e passaram a servir os chás entre as 2h e 5h da tarde, atraindo não somente a alta sociedade como os curiosos e gulosos de plantão. Hoje em dia, existem casas de chá espalhadas por toda a cidade.
Mas ainda assim, a reserva num dos grandes e tradicionais hotéis vale a pena ser incluída na lista de qualquer turista.
Para aqueles que não gostam de chá, muitos locais oferecem outras bebidas como chocolate quente ou até champanhe. Tudo depende mesmo é do gosto do cliente.
Se você ficou com vontade de experimentar, ai vai quatro dos mais famosos locais para se tomar o AAfternoon Tea em Londres:
The Dorchester Hotel
Park Lane, +44 2076 298 888 — www.thedorchester.com
The Four Seasons Hotel
Hamilton Place, +44 2074 990 888 — www.fourseasons.com/london
The Ritz Hotel
150 Piccadilly, +44 2074 938 181 — www.theritzlondon.com
The Savoy Strand
The Strand, +44 0278 364 343 — www.fairmont.com/savoy
Scones
Não se esqueça do nome desse delicioso pão/bolo, pois além de ser servido quentinho durante o chá, você poderá encontra-lo sendo vendido separadamente nos supermercados ou nos mercados de comida das famosas lojas de departamento londrinas.

As receitas variam, mas os tradicionais Scones são os de queijo ou os de uva-passas e podem ser saboreados puros ou com geleia e creme.
Não tão antiga quanto a tradição de tomar chá, mais ainda assim centenária o Scones é original da Escócia e especialmente popular no Reino Unido, mas também apreciado em muitos outros países.
Se faltar tempo de tomar o chá da tarde, pelo menos de uma passada no Food Hall da Harrods (Brompton Road, Knightsbridge, Londres) e não deixe de experimentar o Scones de lá, é simplesmente um dos melhores de Londres.
Imperdível!