Manifestações artísticas nos muros de Londres
-
Stockwell Park Estate, Stockwell

O alto e longo muro de concreto do Stockwell Park Estate, na Aytoun Road, é um espaço dedicado à arte e conhecido entre os grafiteiros como o Hall da Fama de Stockwell.
Há espaço suficiente para aproximadamente 20 peças de grafite, que mudam quase toda semana durante o verão.
Um grafiteiro local, Solo-1, dedica uma quantidade enorme de tempo e esforço para manter o lugar limpo e o impacto dessa iniciativa foi imprescindível para o sucesso do local na última década.
Você verá frequentemente excelentes peças de artistas como Bonzai, Lovepusher, Cemo e Solo-1, entre muitos outros.
Não perca, se você estiver na área fotografando os grafites locais, Brixton Skatepark fica a uma curta distância a pé dali e também possui ótimas expressões artísticas.
-
East London: de Old Street a Brick Lane

O Leste de Londres é o centro de arte de rua da cidade. Ilimitados pôsteres e figuras adornam a área, bem como grafites mais tradicionais.
Da estação de Old Street você pode andar pela Great Eastern Street, no sentido de Brick Lane, passando pela Rivington Street, Curtain Road e Redchurch Street no caminho.
Confira as paredes da Village Underground (Great Eastern Street e Hollywell Lane) que estampam obras de notáveis como Eine e Toaster.
Há outras ruas laterais com arte ao longo do caminho, principalmente, nas redondezas de Brick Lane.
E não deixe de conferir o gigante mural de Phlegm na Heneage Street!
-
Trellick Tower, entrada na Elkstone Road, Kensington

À medida que o Oeste de Londres tem se transformado nos últimos 10 anos, a quantidade de grafite nas ruas tem diminuído. Ainda há alguns lugares onde grandes grafites podem ser vistos, no entanto, na parte inferior da Trellick Tower é provavelmente o melhor deles.
É um espaço relativamente grande com muros altos, onde você pode conferir o trabalho de artistas talentosos, como Vibes e Roids.
Graças aos esforços de vários grafiteiros, que ajudam a manter o espaço limpo, a qualidade dos grafites na Trellick Tower tem subido nos últimos anos, com artes pintadas em grande escala.
-
Leake Street túnel, nos arredores da estação de Waterloo

A Leake Street fica a poucos metros da estação de Waterloo. Ele é de longe o mais acessível e conveniente espaço de grafite em Londres e foi o local do Banksy’s 2008 Cans Festival.
Novos trabalhos são expostos o tempo todo, mas, infelizmente, muitos não ficam expostos tempo suficiente.
Se você tiver sorte, você pode ver algumas peças legais de Tizer, Cept, Parlee e outros nomes importantes de grafiteiros.
-
Parklands Walk, perto de Highgate Station

Depois de alguns locais centrais, há um grande número de pontos menores de grafite em torno de Londres.
A Parklands Walk é um trilho de trem antigo e desativado que se tornou um popular local para corredores e passeios. A passagem começa próxima a estação de Highgate (na Holmesdale Road) e segue até Finsbury Park.
Existem algumas pontes ao longo da caminhada, um centro de juventude e um ou dois parques onde o grafite é legalizado ou tolerado.
Ocasionalmente, você poderá ver peças de Toasters, Whome e Burning Candy.
Se você estiver na área, vá até Alexandra Palace, onde há uma pista de skate com espaço para algumas peças de grafite.