Criado em 12 de Outubro de 2012

Fred Butler: A jóia criativa de Londres

É em seu estúdio baseado em Dalston, no descolado bairro de East London, que a jovem designer cria seus famosos acessórios e adereços extravagantes e multicoloridos

Desde que caíram nas boas graças de estilistas, fotógrafos e diretores de arte, as exuberantes peças desenhadas por ela (sim, FRED é mulher) costumam marcar presença em publicações como Vogue britânica, Vogue americana, iD, Dazed and Confused, Flux, The Observer, entre outras.

Jovem designer de moda Fred Butler faz sucesso em Londres | Foto: Stephanie Sian Smith/Elle

A designer, eleita pela Dazed and Confused Magazine como “uma das mais preciosas jóias criativas de Londres”, costuma dizer nas entrevistas que o seu processo criativo está intimamente ligado à música que escuta (ultimamente ela tem ouvido muito Totally Enormous Extinct Dinosaurs (TEED) aka Orlando Higginbottom e Two Inch Punch ).

A influência é tão forte e tão presente que FRED também já chegou a dizer que é uma “música frustrada”.

Ironia do destino (ou não), foi justamente no universo musical que seus trabalhos chamaram ainda mais a atenção depois que passou a criar acessórios e adereços para os figurinos dos videoclipes e shows de nomes como Grimes, Lady GaGa (é dela o chapéu/capacete azul em forma de telefone usado pela cantora em Hat Telephone), Patrick Wolf, La Roux, Beth Ditto, Paloma Faith, Minaj Nicki e Bjork e Totally Enormous Extinct Dinosaurs.

A mais recente coleção de FRED BUTLER teve como inspirações a música, claro, e as abelhas. Inclusive a coleção foi batizada “A Bee in My Bonnet, With a Honey Hair Comb”, nada mais metafórico.

Além disso ela fez participação especial ( * leia abaixo) na trilha sonora da coleção, apresentada na London Fashion Week, em setembro.

A designer buscou referências nos favos de mel para desenhar espécies de patchworks em formas hexagonais em diferentes tipos de materiais e texturas.

Todas as peças são na cor ouro, simbolizando a riqueza do mel. Então, o resultado são cintos estilo Saint Tropez feitos de metal com aplicações de margaridas, mochilas, bolsas, bonés de beisebol, pulseiras, colares, brincos, fones de ouvido, tudo em tamanho prá lá de exagerado.

Detalhes da coleção | Foto: Regis Colin Berthelier

E se você está se perguntando: Mas quem vai comprar criações tão “mega grandes” ? A resposta é: Garotas sexies, sonhadoras e claro, extravagantes vão querer desfilar com as jóias e adornos avant-garde de FRED BUTLER.

As fotos deste post são do desfile apresentado na Somerset House durante a Primavera/Verão 2013 na London Fashion Week.

Detalhe: a trilha sonora do desfile e do vídeo da coleção “A Bee in My Bonnet, With a Honey Hair Comb” é do músico Ben Ash aka Two Inch Punch em parceria com FRED.

Os dois gravaram no estúdio da Red Bull, em Londres, onde participaram do projeto Red BullCatwalk Studio (abaixo), que incentiva os jovens designers a incrementar as apresentações de suas coleções, casando moda e música.

E qual foi a participação de FRED na trilha? Bom, ela ficou com a difícil missão de fazer “estalos, ruídos e vocais”. Ficou curioso? Escuta aqui.

Rapidinho: FRED BUSTLER nasceu em Colchester e estudou na Universidade de Brighton. A designer tem uma assinatura própria e inconfundível. Seus acessórios e adereços são carregados de cores, texturas e em grandes dimensões.

Em termos cromáticos ela se joga na explosão de cores e é bastante conhecida por isso (embora nesta última coleção tenha ficado apenas no ouro) com brilho iridescente e detalhes ópticos em preto e branco. Em uma de suas coleções passadas inspirou-se na arte do origami.

Detalhes da coleção | Foto: Filippo L’Astorina

O processo criativo dela começa por protótipos que depois são colocados em um manequim, onde são trabalhados. FRED experimenta com os mais diferentes materiais e então decide qual é o melhor para cada peça.

Ela nunca faz esboços e sempre trabalha em 3D. Também gosta de trabalhar com a técnica de camadas para criar algo que nunca foi visto antes.

Mais sobre Fred Butler aqui:
http://www.fredbutlerstyle.com
http://fredbutlerstyle.blogspot.com
http://fredbutlerstyle.blogspot.com

Keli Lynn Boop é jornalista, fundadora e editora de conteúdo da revista on line URGEmag. Nunca foi uma fashion victim e, muito antes do vintage virar moda, namorou com o próprio.

Acredita que mais do que moda, cool mesmo é ser original. Entre 1989 e 2008 foi colaboradora especial para o Caderno 2 de O Estado de São Paulo onde escreveu, inclusive, sobre moda”.

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações