Criado em 20 de Maio de 2014

Estudar no Reino Unido, qual série meu filho deve frequentar?

Mesmo sendo diferente do ensino brasileiro, estudar no Reino Unido e principalmente em Londres não é dificíl, entenda como funciona o sistema de ensino

Por mais que o 'oráculo Google' facilite a nossa busca por informações sobre estudar no Reino Unido, não há nada melhor do que seguir as dicas e orientações pessoais de quem já passou pelo processo de ter que matricular o(a) filho(a) no sistema de ensino britânico.

Estudar no Reino Unido, qual série meu filho deve frequentar? | Foto: Shutterstock / Pressmaster

A cada início de ano, os pais devem realizar no máximo três solicitações de vagas em diferentes escolas do bairro em que moram. Cabe às escolas decidir se aceitam ou não o aluno.

Há uma série de critérios para garantir igualdade a distribuição democrática de vagas, mas alunos com boa reputação e destaque curricular acabam entrando nas melhores.

A religião também pode ser fator decisivo na hora de escolher o aluno, já que muitas escolas no Reino Unido estão ligadas à Igreja Católica ou Anglicana.

Crianças cujas famílias frequentam regularmente a comunidade cristã e estão envolvidas em atividades religiosas têm prioridade nestas escolas.

O ensino acadêmico britânico começa com o chamado Nursery e pode ser frequentado por crianças a partir de 3 anos e meio.

Aos cinco anos de idade, as crianças passam a frequentar a Primary School. A prioridade desta etapa é construir a autoestima e confiança dos alunos.

Não há provas, notas ou reprovação, as avaliações são feitas pelos professores no dia-a-dia. Os testes realizados nas crianças servem apenas como um indicador de performance do aluno e da escola.

Ao final do Primary School, os estudantes passam pelo teste SAT, considerado o primeiro passo no currículo acadêmico do aluno.

No Reino Unido, a transição para a Secondary School é um grande passo na vida do estudante britânico.

As crianças passam a ir para a escola sozinhos através do transporte público e o uniforme inclui um estilo mais formal e uso de paletó. Nesta etapa, a escola tem como prioridade desenvolver a responsabilidade e independência das crianças.

As tarefas de casa são regulares e o aluno que não entregar no prazo é obrigado a permanecer na escola depois do horário de aula.

O processo de avaliação é o mesmo da Primary School, não existe reprovação. Ao final do Secondary School os alunos realizam o exame GCSE.

O resultado do exame é importante para o futuro profissional do aluno, pois eles são utilizados como avaliação para continuar os estudos e até para conseguir um emprego.

Já a última etapa antes do ensino superior é o Sixth Form, frequentado por alunos a partir de 16 anos.

É neste momento em que o estudante deve decidir qual será o foco de seu desenvolvimento acadêmico. Eles devem escolher entre três a quatro disciplinas para cursar durante o período.

Através do resultado obtido no teste “A-levels” e mais a carta de apresentação com o histórico curricular, o aluno conseguirá entrar em uma boa universidade no Reino Unido.

Agora ficou mais fácil não é verdade?

Por Cláudia Cavallo

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações