Criado em 24 de Julho de 2012

Em Londres, estudando inglês, que tal ler um jornal?

Ler um jornal diário ou uma revista semanal é uma boa maneira de se familiarizar com inglês Britânico e de aprender sobre a cultura do Reino Unido

Já foi comentado aqui que ler em inglês é uma das melhores maneiras de aprimorar o aprendizado da língua e ampliar o vocabulário, mas se o comprometimento com um livro é algo sério de mais para ser encarado no momento, opte pelos jornais que são menores e podem ser mais interessantes já que tratam de notícias correntes.

Entrada do escritório do jornal "The Guardian" de Londres

A incorporação dos smartphones e tablets ao cotidiano tem estimulado muito a leitura dos jornais pela internet, já que maioria dos grandes jornais disponibiliza seu conteúdo completo de graça ou mediante ao pagamento de uma taxa simbólica e pode-se acessa-los a qualquer hora do dia e de qualquer lugar.

Como há vários jornais aqui no Reino Unido fica mais fácil de fazer uma introdução dos principais se separá-los em dois grupos:

Jornais Populares
Também conhecidos como tabloides, cobrem principalmente fofocas, entretenimento e notícias esportivas, geralmente relacionadas apenas ao Reino Unido.

Eles são escritos num inglês bem informal e o uso de gírias pode torná-los difícil de compreender para estrangeiros. Os artigos são frequentemente curtos e ilustrados com fotos.

Jornais de Qualidade
Também conhecidos como broadsheets, porque suas páginas costumam ser maiores, cobrem notícias mais sérias, tanto do Reino Unido como internacionais.

Eles são escritos usando um inglês formal. Os artigos podem ser mais longos, mas o vocabulário usado também é igualmente maior.

Os jornais Britânicos mais populares do país estão exibidos abaixo, todos eles são diários e alguns oferecem edições especiais nos finais de semana. Para explicar melhor, eles foram listados de acordo com o seus posicionamentos, ou seja, os que estão mais para cima tem um perfil mais conservativo e à medida que se chega ao final da lista vão sendo mostrados os jornais mais liberais/socialistas do país.

The Daily Telegraph: www.telegraph.co.uk
The Daily Mail: www.dailymail.co.uk
The Financial Times: www.ft.com
The Times: www.timesonline.co.uk
The Sun: www.thesun.co.uk
The Independent: www.independent.co.uk
The Daily Mirror: www.mirror.co.uk
The Guardian: www.guardian.co.uk

Jornais dos Finais de Semana
Publicados no sábado ou no domingo muitas vezes contêm muitos mais seções do que os jornais diários, incluindo revistas e guias com a programação cultural da cidade e os programas de TV. A edição de sábado do Financial Times tem artigos mais gerais do que as edições da semana, que são principalmente relacionados a histórias de negócios.

Jornais Locais
Normalmente contem matérias mais resumidas, são repletos de anúncios publicitários e fazem o uso de uma linguagem mais informal.

Mesmo assim, uma leitura fácil e rápida de ler, que geralmente dura uma viagem de metro, e uma maneira de se atualizar com os fatos do dia.

Metro
www.metro.co.uk
É um jornal gratuito que é distribuído pela manhã, de segunda a sexta, em Londres e outras áreas urbanas no Reino Unido.

As cópias são geralmente encontradas na entrada das estacoes de metro. Também distribuído de graça, o Evening Standard é o principal jornal com as noticias do dia distribuído nos finais de tarde.

The Economist
www.economist.com
É uma revista semanal que discute assuntos vigentes, que estão no centro das atenções mundiais, assim como questões relacionadas a negócios e finanças.

Caso haja o interesse de manter o hábito, alguns jornais britânicos também produzem edições internacionais semanais que podem ser compradas fora do Reino Unido:

The Weekly Telegraph www.globalnetwork.co.uk
The Guardian Weekly www.guardianweekly.com

 

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações