Criado em 16 de Fevereiro de 2012

De graça, até injeção na testa! Saúde pública no Reino Unido

Não é questão de ser hipocondríaco, mas prevenir é melhor do que remediar. Então, ao chegar a Londres uma das primeiras coisas a fazer é um registro na Surgery mais perto da sua casa

O sistema público de saúde da Inglaterra, o National Health Service ou NHS, é o maior e mais antigo do mundo.

A maior parte do seu financiamento advém do setor público, principalmente de impostos gerais, com uma pequena contribuição do sistema de Seguridade Social, ou seja, do governo britânico. Por isso, é um direito de cada cidadão legalmente registrado no país.

Se você está vindo morar ou estudar no Reino Unido, você automaticamente tem direito a qualquer atendimento num dos inúmeros hospitais públicos de Londres, mas é sempre bom se registrar na Surgery mais próxima a sua casa para o agendamento de exames de rotina, uma consulta em caso de uma gripe forte ou até para a solicitação de contraceptivos orais.

Para que se entenda melhor, Surgery são clinicas médicas e elas podem ser encontradas em todas as regiões da cidade.

Normalmente, você pode fazer o seu registro somente na clínica que fica mais perto de onde você mora e basta um documento de identidade e um comprovante de residência para que você seja apto a uma consulta com o GP encarregado pela Surgery.

O GP – General Pediatrician –, ou clinico geral, é o médico que irá atendê-lo e medicá-lo, mas caso o problema requeira mais do que a prescrição de aspirinas é ele que vai encaminhá-lo para um especialista ou solicitará os exames necessários para o seu caso.

Dependendo do que for, você deverá pagar alguma coisa, mas mesmo que isso seja preciso, não será nada que vá levá-lo a falência.

Além do tratamento, muitas medicações são dadas de graça tanto nos hospitais quanto nas farmácias. Basta, é claro, uma prescrição médica!

Como parte do controle de natalidade do país, a distribuição de contraceptivos orais também é feita pelo governo, então quem toma pílula pode solicitar a prescrição do anticoncepcional mais parecido ao que você estava habituada ao seu GP.

Depois da primeira consulta, quando o seu estoque acabar basta solicitar uma prescrição diretamente com a atendente da Surgery, mas de tempos em tempos o seu GP vai verificar seus sinais vitais para ter certeza de que está tudo na mais perfeita ordem.

No site do NHS (www.nhs.uk) você encontra todo o tipo de informação necessária para encontrar a clínica mais perto da sua casa, o hospital mais conveniente e, inclusive, clinicas dentárias que atendem através do NHS.

No site há dicas de como se alimentar melhor, oferece tratamentos básicos para gripes, diabetes ou depressão, indica programas como o auxílio a quem está pensando em parar de fumar e até uma seção que permite ao usuário reclamar do NHS.

Apesar de apresentar algumas falhas, o sistema se saúde britânico serve de exemplo para muitos países, inclusive para o Brasil. Por ser quase inteiramente de graça, as filas podem ser grandes e a espera para agendar uns raios-X, por exemplo, pode levar até duas semanas.

Porém, como no Brasil, há opções particulares: mais rápidas, eficientes e também caras.

 

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações