Criado em 23 de Julho de 2012

Como se preparar para uma entrevista de emprego em Londres

A primeira impressão é a fica, e numa entrevista de emprego, ela será o fator determinante na hora do empregador de decidir quem é o candidato certo para a vaga

Tudo conta na hora de uma entrevista de emprego, roupas e acessórios escolhidos, linguagem corporal, atitudes diante de determinadas situações passadas, entre outras coisas que cada empregador considera importante.

Porém, o bom senso é um item indispensável e uma boa dose dele ajuda qualquer um a, pelo menos, causar uma boa impressão.

Centro de empregos "Job Centre Plus" do Reino Unido

Embora para algumas pessoas possa parecer fácil se mostrar naturalmente confiante e demonstrar capacidade para o cargo, para a maioria dos entrevistados ainda é necessário aprender a se preparar corretamente para uma entrevista de emprego  para evitar aqueles erros que podem custar o cargo até mesmo dos mais preparados.

Prepare-se com antecedência, veja como logo abaixo:

Pesquise sobre o empregador
Use a Internet ou a biblioteca local para fazer isso.

Examinar o site da empresa ou ler o que saiu na imprensa é válido e mostra que você está inteirado dos fatos.

Se for uma empresa pequena, informe-se com funcionários ou pessoa local.

É muito provável que lhe perguntem o que você sabe sobre a companhia.

Informe-se também sobre o nome de quem irá lhe entrevistar.

Pesquise sobre o cargo
Procure lembrar o nome específico do cargo e quais eram as exigências feitas na oferta de emprego, assim será mais fácil descobrir quais habilidades, atributos e conhecimento que os empregadores estão procurando e identificar em você tais qualidades.

Pesquise sobre você
Identifique como esse trabalho se encaixa no seu plano de carreira e o que faz você o almejar tanto. É importante conhecer seus pontos fortes e fracos.

Sabe o que você tem para oferecer que é único e seja uma qualidade especial sua. Você deve preparar respostas possíveis para áreas problemáticas em seu Currículo, como notas baixas no seu histórico escolar, intervalo de datas entre um emprego e outro ou uma eventual mudança de direção na sua carreira.

Pratique
Respondendo as perguntas típicas usadas em entrevistas e confira se suas respostas condizem com o que os empregadores em geral esperam com elas.

Pense em exemplos reais que você pode usar para descrever suas habilidades. Fornecer elementos e provas de sucessos anteriores é uma ótima maneira de promover sua candidatura.

Tópicos que podem gerar perguntas

  1. Competências e habilidades
  2. Aspirações futuras, metas e objetivos traçados
  3. Fatores da personalidade como motivação e temperamento
  4. Experiências passadas, desempenho acadêmico, atividades extracurricular e resultados relevantes para o cargo
  5. Perguntas hipotéticas para ver o que você tem feito ou faria em determinadas circunstâncias

Dia D
Antes de sair de casa, certifique-se de que seu traje é apropriado para o tipo de empresa o chamou para a entrevista. Trazer um portfólio com cópias de seu currículo e exemplo de trabalhos anteriores é um item extra que pode fazer a diferença. Inclua uma caneta e papel para anotações.

A primeira impressão que um empregador terá de você não deve ser apenas uma boa, mas ótima. Para não errar, vista um terno, com camisa ou blusa de manga longa e sapatos apropriados ao traje social.

Barba feita ou aparada, acessórios discretos e cabelos devidamente arrumados também contarão pontos num primeiro contato.

Se a entrevista for num local informal, não se preocupe em vestir terno, mas ainda assim não desleixe no visual, ainda assim você deverá passar uma imagem positiva ao empregador.

Não se atrase
Estar presente na hora marcada é um pré-requisito. Chegar entre cinco e dez minutos antes do processo começar é o mais adequado.

Fique calmo
Durante a entrevista de trabalho tentar relaxar e ficar o mais calmo possível. Antes de começar, respire fundo, reorganize as ideias e vá em frente.

Mantenha sempre o contato visual com o entrevistador e preste atenção na pergunta antes de começar a pensar na resposta, afinal, nada é pior do que esquecer o que foi perguntado.

Mostre o que você sabe
Tente relacionar o que você sabe sobre a empresa ao responder as perguntas.  Quando estiver fazendo uma explanação sobre suas realizações anteriores, tente combina-las com o que a empresa está procurando no novo candidato.

Terminado o processo, não se esqueça de enviar uma carta ou e-mail agradecendo o pessoal que lhe entrevistou pela oportunidade que lhe foi oferecida.

Isto deve ser feito num prazo máximo de 24 horas e é um ato muito bem vindo pelos empregadores. Feito isso, só lhe resta esperar.

Sucesso!

 

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações