Até brasileiro legalizado recebe carta para deixar Inglaterra
Brasileiros e outros imigrantes que vivem no Reino Unido têm recebido mensagens de celular, e-mails ou cartas em nome do governo britânico mandando-os deixar o país.

As mensagens tinham como alvo os estrangeiros ilegais e foram disparadas por uma empresa terceirizada, contratada pelo governo, para 174 mil pessoas entre o Natal e o réveillon. Alguns dos que as receberam, porém, estão em situação legal no país.
Há uma semana, uma executiva carioca que mora em Londres há oito anos e prefere não se identificar voltava de férias no Brasil e foi parada na imigração do aeroporto de Heathrow.
Ela já teve um visto de residência negado por ter preenchido errado o formulário, mas continua com o de trabalho válido. "Eles falavam que eu menti no formulário e poderia ter meu visto de trabalho cancelado", conta.
Dias depois, recebeu uma carta: teria de sair do país em quatro dias. "Meu advogado ligou para a empresa que enviou a carta e eles apenas disseram que atualizariam meu cadastro.
Mas tenho certeza de que ainda terei problemas na imigração".
Em setembro, a empresa Capita foi contratada pelo governo inglês para prestar uma série de serviços para o departamento de imigração. Parte desse trabalho consistia em entrar em contato com as pessoas que tiveram pedido de visto negado, usando a base de dados do governo.
A base de dados do governo estaria desatualizada desde 2008, segundo advogados. "Algumas pessoas estavam em processo de legalização na época e conseguiram a permanência. Mas ainda constam como irregulares", explica a conselheira legal Lívia Suassuna, do escritório MartinsCosta Immigration, com sede em Londres.
"Em época de crise, o estrangeiro é sempre culpado. Mas esse tipo de abordagem me parece ingênuo. Quem vai receber uma mensagem e entrar em contato com a imigração dizendo que, sim, está ilegal e vai deixar o país?", pergunta.
Procurado, o Consulado-Geral Britânico informou às 15h30 de ontem que o assunto deveria ser tratado diretamente com o departamento responsável na Inglaterra. Mas, por causa do fuso horário, o Estado não conseguiu contato.
O escritório MartinsCosta Immigration há mais de 5 anos ajuda brasileiros no Reino Unido a resolverem questões imigratórias. Entre em contato conosco pelo email [email protected] ou pelo site www.martinscosta.com e tire suas dúvidas.
Fonte: Estadão / Nataly Costa