Criado em 11 de February de 2013

O que afinal significa Homestay Student Accommodation?

Existem várias opções de alojamento para estudante em Londres, mas poucos sabem sobre a possibilidade de ficar em uma casa de família durante a temporada no exterior

Estudar em Londres é um sonho, mas, ao mesmo tempo, a idéia pode dar um frio na barriga, já que para muitos estudantes é a primeira experiência longe do conforto de seus lares, num local onde a língua é diferente e sem a conveniência de estar cercado de familiares e amigos.

Rua típica de Londres | Foto: Jacqueline Banerjee

Para a mudança não ser drástica, uma alternativa muito usada por estudantes europeus é a homestay (casa de família), um programa de estudo no exterior que permite ao visitante alugar um quarto de uma família local para se integrar mais facilmente ao estilo de vida local, bem como melhorar a fluência na língua.

Por que escolher uma casa de família em Londres?
Ficar com uma família é uma ótima maneira de melhorar seu Inglês e de manter todos os confortos de casa.

Vantagens de ficar em casa de família Londres incluem:

  • Interagir diariamente com uma família local.
  • Tornar-se um membro da família.
  • Experimentar e vivenciar costumes locais.
  • Praticar inglês fora da escola, o que significa aprender termos e expressões da vida cotidiana.
  • Ter refeições fornecidas por sua família, ou seja, comida caseira preparada por sua mãe inglesa.

É possível escolher qual família ficar?
Dependendo da agência que a reserva da casa de família for feita sim, as famílias podem variar em termos de idade e situação familiar – casal, com ou sem filhos, por exemplo.

De acordo com o perfil do estudante e seus hábitos e expectativas, uma boa agência disponibilizará uma seleção das famílias de acolhimento para serem consideradas.

Você pode, então, ler os perfis de famílias para descobrir mais sobre sua família antes de classificar qual delas atende melhor as suas necessidades.

Na internet há várias opções de agências especializadas no serviço de homestay, mas tanto escolas de inglês como universidades geralmente fornecem aos estudantes listas de agências e podem auxiliá-los na escolha.

Quais os desafios de viver com uma família?
Como com todas as decisões, você precisará considerar tanto os benefícios e desafios de viver em uma casa de uma família que não é a sua.

Viver com uma família pode ser estranho para estudantes que já vivam sozinhos no Brasil e desfrutam de sua própria independência.

Também é importante lembrar que você estará vivendo na casa de alguém e seu anfitrião pode ter regras que você deve seguir. Além disso, pode haver diferenças culturais que precisam ser respeitadas por ambos os lados.

Participar do dia-a-dia de uma família inglesa ajuda muito na fluência da língua | Foto: Hampstead School of English
Participar do dia-a-dia de uma família inglesa ajuda muito na fluência da língua | Foto: HSE

Conselhos para quem está considerando se hospedar em uma casa de família:

  • Ter a mente aberta.
    Brasileiros e ingleses são povos completamente diferentes e os hábitos, comportamentos e maneiras de se expressar são bem distintos.

    Tendo isso claro na sua cabeça, caso você se hospede com uma família em Londres, procure ser o mais receptivo possível às mudanças, nova cultura e regras vigentes.

  • Partilhar e contribuir.
    Sua família vai ser tão interessada em sua cultura quanto você será na dela. Normalmente, as famílias que abrem as portas de suas casas para estudantes são bem tolerantes e vão permitir que você aja da maneira mais livre possível.

Mesmo que a opção de ficar em uma casa de família seja a mais conveniente para um primeiro estágio, isso não significa que você terá que ficar morando com a família durante toda a sua temporada em Londres.

Assim que você fizer um grupo de amigos, conhecer a sua rotina e um pouco mais da cidade e se sentir seguro e pronto para encarar a independência, procure um quarto para alugar ou um lugar para dividir com seus amigos. O que, certamente, será outra fase interessante da sua viagem!

Quer saber mais sobre estudar em Londres? Visite o nosso guia aqui.

Aproveitem!

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações