Criado em 03 de January de 2012

Fish and chips em Londres, com mashy peas vai bem, um prato típico inglês

Vir para a Inglaterra e não experimentar o clássico Fish and chips em Londres é como ir à Itália e não pedir pizza ou, ao Brasil e não comer feijoada

Com a primeira loja aberta de Fish and chips em Londres, no ano de 1860, pelo judeu Joseph Malin, impossível nos dias de hoje é não encontrar restaurantes especializados ou que ofereçam fish and chips em seus cardápios na capital britânica.

Fish and chips ou fish’n’chips – significado literal: peixe e batatas fritas – é um prato da culinária do Reino Unido, que consiste em peixe frito envolvido em uma mistura especial, acompanhado por batatas fritas e purê de ervilhas.

O fish and chips tornou-se um prato popular e barato entre os membros da classe operária britânica na segunda metade do século XIX, em consequência do rápido desenvolvimento da pesca com rede no mar do Norte e da queda dos preços do transporte ferroviário.

Assim, foi possível levar este peixe a um preço acessível para regiões do interior do país, tornando-se um produto de fácil obtenção, barato e distribuído para um número maciço de consumidores. Ao mesmo tempo, desenvolveu-se no norte da Inglaterra o comércio das batatas fritas.

Porém, existe incerteza quanto ao local e à data em que os dois produtos foram combinados para se tornarem a indústria de peixe com batatas fritas que existe hoje no Reino Unido. O que não se discute, no entanto, eh a popularidade do prato, presente ate os dias de hoje.

Prova disso eh que ate Charles Dickens, em uma de suas obras mais conhecidas – Oliver Twist, publicada em 1838 – mensiona a existencia de um estabelecimento de peixe frito.

Parte da rotina dos britânicos e item número um de qualquer lista de turistas em Londres, a visita a pelo menos um dos milhares de restaurantes de fish and chips espalhados por Londres é imprescindível.

Pode ser servido para viagem – em cones de papel ou em caixas de plástico – ou nos próprios estabelecimentos que servem esta iguária inglesa.

Seja depois de um dia intenso de trabalho ou de turismo visitando museus, pontos turísticos e lojas da cidade, o prazer de desfrutar um prato de batatas fritas e peixe empanado é recompensador e aproveitado sem culpa.

Como são vários e cada um oferece algo de especial, segue a lista com os cinco melhores restaurantes de fish and chips eleitos em 2012:

NB Fisher’s
19 Fulham High Street, SW6 3JH
A hora é agora para aproveitar um dos mais famosos fish’n’chips em Londres. Fechado desde Dezembro de 2010, em decorrência de um incêndio, o Fisher’s reabre suas portas em Janeiro mantendo a mesma qualidade e as porções bem servidas – a preços que variam entre 8 e 14 libras – que consagram o restaurante desde 1982.

O peixe é servido tando empanado quando grelhado e ao invés de batatas fritas o cliente pode optar por uma saladinha. Ou seja, aqui há opção para todos os gostos e dietas!

Olleys’s
65-69 Norwood Road, SE24 9AA
Localizado há 20 anos em frente ao Brockwell Park, num ambiente decorado com aparatos náuticos que mais lembram uma taberna Mediterrânea, o restaurante merece uma visita.

Assim como os vinhos melhoram com o tempo, a arte no preparo desse fish’n’chips foi aprimorando com o passar dos anos e hoje o cardápio apresenta mais de doze opções de peixes servidos com uma batata frita sequinha e um purê de ervilhas que prometem!

Mas como nada é perfeito, o único se não do local é a conta que pode assustar os clientes desavisados.

Geales
2 Farmer Street, W8 7SN
Para aqueles que querem fazer da visita a um fish’n’chips uma ocasião única e especial, com um toque mais sofisticado, o Gaeles é a escolha certa devido ao seu ambiente descolado e suas refeições servidas com certo requinte.

Há quem diga que seus deliciosos petiscos são tão saborosos que são capazes de transportar seus clientes para um perfeito cenário a beira-mar.

Exageros a parte, a diversificação do cardápio e a inovação na forma de servir o tradicional peixe empanado com batatas fritas podem ser apreciadas por aqueles que curtem algo diferente sem terem que pagar muito mais por isso.

Golden Hind
73 Marylebone Lane, W1U 2PN
Se não for o primeiro, este é um dos mais antigos fish’n’chips de Londres, segundo um retrato com data de 1914 dos primeiros donos pendurado em uma das paredes do restaurante.

Os donos atuais reformaram recentemente o local e duplicaram o negócio, mantendo a decoração original e usando parte dos utensílios antigos como enfeites. Além da viagem no tempo, o que ainda atrai cliente ao local é a variada opção de peixes frescos que seu cardápio oferece.

Só um alerta, para aqueles que gostam mais dos acompanhamentos e não são fãs de peixe, o purê de ervilhas e as batatas fritas deixam um pouco a desejar.

Brady’s
513 Old York Road, SW18 1TF
O cardápio escrito em quadros-negro, as cores pastel das paredes e as sereias que enfeitam os espelhos do Brady’s, localizado no sudoeste de Londres, mais lembram um restaurante de beira de praia.

Servindo o mais crocante dos peixes acompanhado por uma batata frita e um purê de ervilhas, o pessoal tranqüilo e simpático que atendem as mesas ajudam os freqüentadores a se desligarem do cotidiano e aproveitarem cada momento de uma refeição tranqüila, num ambiente simples, mas aconchegante.

 

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações