Criado em 19 de July de 2012

Precisando de emprego, mas sem ideia de por onde começar?

Um currículo bem feito, destacando as qualidades e aptidões, pode ser um bom começo, mas lembre-se, em Londres, ele deve ser em inglês e seguir os padrões exigidas aqui

Procurar emprego no Brasil já é uma tarefa que exige paciência, em Londres então tudo pode ficar mais complicado por causa da língua.

Algumas regras básicas de como escrever o modelo ideal do Currículo Vitae são universais, mas num outro país, além do idioma, alguns itens exigidos no CV se modificam.

Por isso é bom ficar ligado no que os empregadores do Reino Unido buscam na hora de checar o conteúdo de um Currículo.

Foto de trabalhadores da década de 50 em Londres

Seu Curriculum Vitae é uma estrutura de tópicos do seu histórico educacional e do profissional e deve dar a um possível empregador informações suficientes e relevantes para você obter uma entrevista.

Se for esse o caso, empregadores frequentemente irão se referir ao seu Currículo durante a entrevista e possivelmente novamente ao tomar uma decisão final, por isso é extremamente importante que você coloque o máximo de esforço ao elaborá-lo e fazê-lo funcionar para você.

Então, como escrever um Curriculum Vitae que chame a atenção?
Um CV deve ser honesto e factual. É importante que você não oculte ou distorçe informações. Se houverem períodos em que você não estava trabalhando, caso você seja chamado para uma entrevista, prepare-se para ter que explicá-los.

Reúna toda e qualquer informação importante
Colete todas as informações relevantes sobre si mesmo antes de começar.

Na verdade, como o progresso de sua carreira, novos fatos serão adicionados ao seu CV, mas se você não está no mercado de trabalho há muito tempo, foque nas características que você julgue construtivas para a função que você procura, além de cursos e outras qualificações obtidas.

Adapte o Currículo de acordo com a vaga
Enquanto muitas pessoas têm um CV, vale a pena gastar tempo dando uma modificada no documento original para um trabalho específico, especialmente se você está certo de que a tal vaga é o que você realmente quer.

Ao ler um anúncio de emprego e as especificações exigidas para um candidato perfeito, certifique-se de que você corresponde ao perfil solicitado e satisfaz os critérios exigidos pela empresa.

Existem diferentes tipos de Curriculum Vitae, o layout Funcional pode ser útil para esse efeito, pois lista primeiro suas qualidades e realizações, ou seja, fica mais fácil de você responder as expectativas exigidas mostrando o que você já fez e alcançou de fato.

Exponha as experiências relevantes com clareza
Se o empregador for específico no que ele precisa é provável que ele selecione os possíveis candidatos de acordo com os critérios essenciais exigidos.

Por isso, para que o seu CV não seja descartado logo de cara, é preciso ser explícito e mostrar que você tem o que ele pede. Lembre-se que um empregador não pode chamá-lo para entrevista se você não lhe der as informações necessárias.

Tamanho não é documento
Um CV não deve ter mais de duas páginas A4. Diante de um CV extenso demais, o empregador pode perder o interesse nele antes de começar a analisá-lo.

Basta fazer as contas, são CV de milhares de candidatos e o pessoal do RH não vai gastar muito tempo em cada currículo, portanto, clareza e organização são muito importantes para redigir um CV que chame a atenção em instantes.

Dedicação e tempo
A maioria das pessoas não colocar muito tempo e esforço em seu CV. Pense nisso é dedique tempo ao seu CV, assim você pode facilmente fazer o seu CV se destacar diante da maioria.

Dicas de como melhorar a apresentação do CV

  • Use um papel de qualidade, sempre no tamanho A4
  • Menos é mais, por isso evite detalhes desnecessários como desenhos, muitas cores e fontes exóticas que sejam difíceis de ler. Lembre-se, menos é mais!
  • Seja meticuloso quanto à gramática
  • Deixe espaços em branco e não sobrecarregue a página
  • Use nos títulos recursos como Negrito e Itálico para ajudar o leitor a encontrar o que precisa
  • O tamanho da fonte deve ser entre 10 e 12, pois torna a leitura mais fácil

 

Qual a sua avaliação?

You have already rated this post. Thank you!

0 5

0 Avaliações